Taekwondo no Brasil

No ano de 1969, o presidente da International Taekwondo Federation (ITF), Choi Hong-hi, recebeu um convite do presidente Médici, para visitar o Brasil. O presidente ficou admirado com o Taekwondo, pois durante a Guerra do Vietnã rodavam inúmeras notícias sobre movimentos dos soldados coreanos que aniquilavam seus oponentes sem armas. Nesse contexto, pediu para Choi Hong-hi enviar alguns instrutores de taekwondo para o Brasil.

No Brasil, a modalidade foi introduzida em 1970, com a chegada do mestre Sang Min Cho a São Paulo. O primeiro Campeonato Brasileiro aconteceu em 1973, ano em que foi fundada, na Coreia do Sul, a World Taekwondo Federation (WTF), entidade que organizou, já em 1973, o primeiro Campeonato Mundial.

Em 1971, chegaram ao Brasil os mestres Sang In Kim e Kun Mo Bang. Com o intuito de combater o terrorismo, os mestres, após a sua chegada, foram designados a ensinarem a Polícia Secreta na Delegacia de Ordem Social e Política – DOPS. Concomitantemente, com o final da função do DOPS, os mestres foram ensinar taekwondo para o 1° Batalhão da Polícia Militar.

Na época, para este trabalho na polícia não era preciso a dedicação em tempo integral de três mestres e, assim, no tempo livre, eles acabaram fundando academias e dando aulas. Nesse contexto, a primeira academia fundada foi a Academia de Taekwondo da Liberdade (no bairro da Liberdade em São Paulo), por Sang Min Cho.

Em março de 1972, o mestre Woo Jae Lee introduziu o taekwondo na cidade do Rio de Janeiro e em 19 de janeiro de 1973, promoveu a 1ª Competição de Taekwondo no Brasil que foi o Campeonato Carioca. Neste mesmo ano, em julho, realiza-se em São Paulo o 1º Campeonato Brasileiro de Taekwondo, no Ginásio do Pacaembu.

Todavia, com o tempo, os mestres perceberam que sozinhos seria impossível difundirem o taekwondo eficientemente, decidindo então convidar outros mestres para vir ao Brasil. Esse marco, representou um grande impulso na disseminação dessa arte marcial no Brasil, porém encontraram algumas barreiras como a diferença linguística e os aspectos socioculturais da população brasileira.

Fonte: Facebook da Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial – Pioneiros da Arte Marcial do Taekwondo Brasileiro. Da esquerda para direita:
Gun-Mo Bang (Marília, SP), Huyng-Soo Jung (Agora no Canadá), Jong-Chan Pyun (Juiz de Fora, MG), Sang-Min Cho (Agora nos EUA), Kum Joon Kwon (São Paulo, SP), Woo-Jae Lee (Sítio Monte Rá, ES), Kwang-Soo Shin (Agora nos EUA), Sang-In Kim (falecido), Hui-Sup Lee (Agora nos EUA). Ausentes Jung-Do Lim e Jung-Roul Kim.

No ano de 1972, na cidade do Rio de Janeiro, foi realizado o primeiro campeonato São Paulo X Rio de Janeiro, organizado pelo Woo Jae Lee, o primeiro mestre a montar uma academia de taekwondo no Rio. Em 1985, desembarca na Coreia a primeira equipe brasileira de taekwondo a participar do seu primeiro campeonato mundial. Nesse contexto é fundada a Federação Paulista de Taekwondo, no dia 28 de Fevereiro de 1986.

Fonte: http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/taekwondo

Fontes:

  1. MARTA, F. E. F. TAEKWON “DO”: OS CAMINHOS DE SUA HISTÓRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO. Conexões, p. 151–162, 2000.
  2. BRASIL 2016. Taekwondo. Disponível em: <http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/taekwondo>. Acesso em: jan. 2023.
  3. Taekwondo e sua trajetória no Brasil. Disponível em: <https://efdeportes.com/efd196/taekwondo-e-sua-trajetoria-no-brasil.htm>.
Continue explorando

Artigos relacionados

Ritos – Funeral (장례)

Os ritos fúnebres referem-se a todos os procedimentos cerimoniais para tratar um morto. Como os coreanos antigos tinham uma visão da vida após a morte,

Ritos – Nascimento (출생)

Uma corda “tabu” (Geumjul 금줄) é uma corda feita de palha, que acreditam ter a força de dividir espaços, e é pendurada na porta de

Taekwondo no Brasil

No ano de 1969, o presidente da International Taekwondo Federation (ITF), Choi Hong-hi, recebeu um convite do presidente Médici, para visitar o Brasil. O presidente