Gangnam (강남)

Gangnam (강남) é um dos distritos mais ricos e caros da Coreia do Sul, localizado na capital Seul e significa “sul do Rio Han” (강 rio + 남 sul). De acordo com dados governamentais, o distrito possui área de 39,5 quilômetros quadrados e população de 533.173 habitantes (2022), sendo o terceiro maior em extensão em Seul. O bairro de Gangnam foi originado das localidades de Gwangjugun e Gwacheongun, que ficavam na província de Gyeonggi, durante o período Joseon.

Fonte: https://www.gangnam.go.kr/global/contents/gangnam-gu_history_en/1/view.do?mid=GEM0101

É possível perceber que o distrito é bem conhecido não só entre a população sul coreana como também entre a população estrangeira. Isso se deve ao fato de que essa área abriga construções e estruturas extremamente luxuosas, bancos e grandes empresas que atraem capital estrangeiro, como a Samsung, empresa responsável por quase 20% do PIB do país. Além disso, o bairro já hospedou importantes conferências internacionais como a cúpula do G-20 (2010) e da Segurança Nuclear (2012).

Fonte: Pixabay.com

Gangnam também é famoso pela quantidade de lojas de grife e artigos de luxo como Chanel, Coach, Marc Jacobs e Armani, o que atrai um público de maior renda e, consequentemente, contribui para a manutenção da riqueza do bairro. Outro fator que ajuda na popularidade do local são as clínicas de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas que somadas resultam em um total de 500, exprimindo assim o quanto a Coreia do Sul preza por um alto padrão de beleza e elegância.

Apesar de ações e medidas do governo sul-coreano estarem em contínua tentativa de implementar políticas para a diminuição das desigualdades sociais, o país continua tendo esse aspecto em evidência. O distrito de Gangnam pode ser considerado como uma representação física da desigualdade que aflige a Coreia do Sul pelo fato de que enquanto essa área possui altos níveis de concentração de renda, outras passam por fortes dificuldades monetárias, sanitárias e de moradia. Contudo, é visível que o distrito é de extrema importância para o país porque ele atrai atenção nacional e, principalmente, estrangeira nos ramos econômicos e turísticos.

Fonte: Pixabay.com

O interesse turístico na região de Gangnam cresceu após o lançamento do hit “Gangnam Style” (2012), do cantor Psy, na qual o artista fala um pouco sobre o estilo de vida que as pessoas têm em Gangnam. Contando com mais de 4,6 bilhões de visualizações no YouTube, a música abriu portas para a pavimentação da cultura coreana no exterior e, sem dúvidas, contribuiu para a fama e reconhecimento do distrito.

Em 2012, ano de lançamento da música, o Ministério de Cultura, Esportes e Turismo em Seul acreditava atingir a marca de 11 milhões de turistas em solo sul-coreano e atribuiu esse fato ao sucesso do gênero musical no cenário internacional. Esse fato demonstra não só a importância do K-pop para a Coreia do Sul, como também evidencia que o distrito de Gangnam move a economia do país em direção crescente, o que não deve ser reprimido ou ignorado.

Veja os pontos turísticos de Gangnam, segundo Tripadvisor: https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g294197-Activities-zfn15565993-Seoul.html

Fontes:

  1. 강남구청. 강남구청 외국어 페이지 > 영어 > About Gangnam > Gangnam-gu History. Disponível em: <https://www.gangnam.go.kr/global/contents/gangnam-gu_history_en/1/view.do?mid=GEM0101>. Acesso em: jan. 2023.
  2. 강남구청. 2022년도 1월 기준 강남구 주민등록 인구통계 | 강남구청 > 분야별 > 기획재정 > 통계 > 주민등록인구통계. Disponível em: <https://www.gangnam.go.kr/board/B_000644/1070899/view.do?mid=ID02_01020901>. Acesso em: jan. 2023.
  3. “Gangnam Style” ganha tour oficial em Seul. Disponível em: <https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/gangnam-style-ganha-tour-oficial-em-seul/>. Acesso em: jan. 2023.
  4. O que fazer em Gangnam-gu, Seul – Tripadvisor – 10 Melhores pontos turísticos Gangnam-gu, Seul. Disponível em: <https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g294197-Activities-zfn15565993-Seoul.html>. Acesso em: jan. 2023.
  5. About Gangnam. GANGNAM. Disponível em:  https://www.gangnam.go.kr/global/contents/gangnamgu_history_en/1/view.do?mid=GEM0101. Acesso em: out. 2022.
  6. Gangnam style: a cidade mais valiosa do mundo é…. Carta Capital, 2019. Disponível em:  https://www.cartacapital.com.br/sociedade/gangnam-style-a-cidade-mais-vaidosa-do mundo-e/. Acesso em: out. 2022.
  7. Conhecendo Seul, Coreia do Sul (Parte 1): Gangnam, a “Manhattan coreana” e distrito  do Gangnam Style. Mairon pelo mundo, 2017. Disponível em:  https://maironpelomundo.com/2017/06/29/conhecendo-seul-coreia-do-sul-parte-1- gangnam-a-manhattan-coreana-e-distrito-do-gangnam-style/. Acesso em: out. 2022.
  8. Gangnam District. Wikipédia. Disponível em:  https://en.wikipedia.org/wiki/Gangnam_District 
  9. CABRAL, Lilian . Conheça o bairro que inspirou “Gangnam Style”. Exame, 2012.  Disponível em: https://exame.com/mundo/conheca-o-bairro-que-inspirou-gangnam style. Acesso em: out. 2022. 
  10. COSENZA, Daniel. Seul, Coreia do Sul: confira onde fica, como chegar e o que fazer  quando viajar!. Elquarto, 2022. Disponível em: https://elquarto.com/blog/seul-coreia-do sul/. Acesso em: out. 2022.
  11. Mais de 1 milhão de estrangeiros visitaram Coreia do Sul em julho. Veja, 2012.  Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/mais-de-1-milhao-de-estrangeiros visitaram-coreia-do-sul-em-julho/. Acesso em: out. 2022. 
  12. Discover Hallyu in GANGNAM: OneDayKorea. Disponível em:  https://www.onedaykorea.com/tours/hallyu-tour-in-gangnam/. Acesso em: out. 2022.
  13. JIN, BONNIE. Shopping in Gangnam – the most extravagant neighborhood in South  Korea. LifestylistAdventureBlog, 2018. Disponível em:  https://www.lifestylust.com/gangnam-the-district-that-shows-off-its-extravagance/.  Acesso em: out.2022.
Continue explorando

Artigos relacionados

Ritos – Funeral (장례)

Os ritos fúnebres referem-se a todos os procedimentos cerimoniais para tratar um morto. Como os coreanos antigos tinham uma visão da vida após a morte,

Ritos – Nascimento (출생)

Uma corda “tabu” (Geumjul 금줄) é uma corda feita de palha, que acreditam ter a força de dividir espaços, e é pendurada na porta de

Taekwondo no Brasil

No ano de 1969, o presidente da International Taekwondo Federation (ITF), Choi Hong-hi, recebeu um convite do presidente Médici, para visitar o Brasil. O presidente