Os palitos (varetas utilizadas como talheres) começaram a ser usados na China há cerca de 3.000 anos, sendo atualmente utilizados em diversos países do Extremo Oriente. Dentre os materiais que são usados para produzir os palitos, há madeira, bambu, marfim ou metal, e, modernamente, o plástico. A Coreia é o único país que utiliza o palito de metal no seu cotidiano, um ponto interessante a ser explicado.
O palito de metal é mais pesado que o de madeira ou de bambu, mas permite uma precisão maior ao usuário. Segundo uma pesquisa de Kim (2008), os palitos eram feitos de bronze, no período dos Três Reinos (57 a.C.–668 d.C.); de latão a partir de meados da dinastia Joseon (1392-1910); e, de aço inoxidável e prata a partir da década de 1970, conforme a figura abaixo.
Na antiguidade, somente os mais abastados possuíam alimentos em grande quantidade e necessitavam de talheres. Assim, os palitos eram um objeto que trazia status e demonstrava a riqueza da família.
A democratização dos palitos metálicos aconteceu a partir de 1970, com a industrialização e a produção em escala de palitos de aço inoxidável. Com o aumento da riqueza das famílias no período de desenvolvimento econômico da Coreia, onde todos passaram a ter arroz e diversos acompanhamentos (banchan) à mesa, a demanda por palitos metálicos aumentou e, os palitos de aço inoxidável, herdando a tradição dos palitos de metal, penetraram profundamente na vida dos coreanos. Atualmente, o uso de palito metálico tem até adeptos no exterior, por apresentar maior sustentabilidade, sendo reutilizável e reciclável.
Fonte: KIM, D. S. (김대식). [편견과 진실] 쇠젓가락 이야기 | 한국역사연구회. Disponível em: <http://www.koreanhistory.org/4228>. Acesso em: jan. 2023.