A bebida alcoólica extremamente popular da Coreia é o soju (소주), que é feito adicionando água e aroma ao álcool extraído de batata-doce e grãos. Com um teor alcoólico que varia, mas significativamente maior que o do makgeolli (막걸리), é muito apreciado por cidadãos comuns em toda a Coreia e está rapidamente conquistando entusiastas fora do país. Em 2021, o valor de exportação de soju da Coreia do Sul totalizou cerca de 82,76 milhões de dólares, segundo Statista (2022).
Segundo as pesquisas da Statista (2022), a Coreia do Sul é um dos maiores mercados de bebidas alcoólicas do mundo – não é uma surpresa, visto que o consumo de álcool é frequentemente incentivado, se não exigido, tanto em situações sociais quanto profissionais. Ao longo dos anos, os consumidores gastaram uma quantia cada vez maior per capita em álcool. A cerveja foi a bebida alcóolica preferida, seguida logo pelo soju. Em 2021, cerca de 32,88% das vendas totais de bebidas alcoólicas foram soju. A Coreia do Sul produziu cerca de 1,27 milhão de toneladas de soju em 2021. Na pesquisa realizada em junho de 2021, cerca de 17,7% dos entrevistados afirmaram ter bebido soju uma ou duas vezes por semana.
No Brasil, é comercializado em lojas de produtos orientais e, também, pelos e-commerces como Magazine Luiza, Extra, Americanas, Amazon, Mercado Livre etc.
Fontes:
- South Korea: soju export value 2020. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/1254517/south-korea-soju-export-value/>.
- Alcoholic beverages in South Korea. Disponível em: <https://www.statista.com/topics/5348/alcoholic-beverages-in-south-korea/#topicOverview>. Acesso em: jan. 2023.
- South Korea: soju consumption frequency 2021. Disponível em: <https://www.statista.com/statistics/782737/south-korea-soju-consumption-frequency/>. Acesso em: jan. 2023.