A influência do Ocidente após a II Guerra Mundial e o intenso desenvolvimento tecnológico das últimas décadas criaram uma vigorosa cultura popular na Coreia do Sul, divulgada por mídias eletrônicas e redes sociais, no movimento Hallyu.
Também chamada Korean wave (Onda coreana, que veio de 한 Han (Coreia) + 류 llyu (à moda de ~)), a Hallyu mescla a cultura tradicional com o moderno modo de vida da sociedade sul-coreana. O movimento engloba diferentes manifestações voltadas principalmente ao entretenimento, como novelas, séries e música, e é importante ferramenta de divulgação da cultura sul-coreana no exterior e, assim, movimenta a indústria cultural do país. Em 2021, estima-se que os fãs da Hallyu já tenham ultrapassado 156 milhões de pessoas em cerca de 116 países.
Vídeos que explicam Hallyu em poucos minutos:
1) Do K-pop a Round 6: Conheça a HALLYU – a Onda de Cultura Coreana que não para de crescer (elaborado por Estudar Fora/entrevista com a profa. Han Na Kim, da ESPM):
2) Hallyu: a cultura da Coreia do Sul que se tornou moeda econômica e política (elaborado por Portal Uai – Jornal Estado de Minas/ entrevistas com Aline Santana – mestre UFPR, Felipe “Fefo” Caires – jornalista e youtuber, Carol Akioka e Naira Nunes – revista KoreaIN):
Fontes:
- CONSULADO Geral da República da Coreia em São Paulo. [República da Coreia] CULTURA CONTEMPORÂNEA 상세보기 | Informações Gerais. São Paulo, 14 fev. 2020. Disponível em: https://overseas.mofa.go.kr/br-saopaulo-pt/brd/m_6208/view.do?seq=755191&page=1. Acesso em: dez. 2022.
- KF통계센터. Disponível em: https://www.kf.or.kr/koreanstudies/hallyu.do [em coreano].
- Do K-pop a Round 6: Conheça a HALLYU – a Onda de Cultura Coreana que não para de crescer. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yd6Ho7tVrWQ>. Acesso em: dez. 2022.
- Hallyu: a cultura da Coreia do Sul que se tornou moeda econômica e política. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6G6NMWkGgxA>. Acesso em: dez. 2022.