A Coreia do Sul, oficialmente República da Coreia, é um exemplo de nação que tem experimentado grande crescimento econômico e social calcado em políticas públicas de educação, pesquisa e desenvolvimento, indústria e infraestrutura que, em poucas décadas, transformaram um país pobre e rural em uma das economias mais ricas do planeta.
Com uma população aproximada de 52 milhões de habitantes, 82% deles vivendo em cidades, a Coreia do Sul é um dos países de maior densidade populacional do mundo – são 516 habitantes por quilômetro quadrado. Mais da metade da população, 26 milhões de pessoas, está concentrada na região metropolitana da capital, Seul, o que a torna o segundo maior aglomerado urbano do mundo, atrás apenas de Tóquio.
O território sul-coreano ocupa a metade sul da Península da Coreia, na Ásia Oriental, cercado a leste, sul e oeste pelo Oceano Pacífico. Ao norte, faz fronteira com a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte). Devido à sua localização estratégica, entre Japão, China e Rússia, a península tem sido alvo de disputas geopolíticas durante milênios. O último conflito aberto ocorreu no século XX, na Guerra da Coreia, que foi interrompida com a assinatura de um armistício. As relações entre as duas Coreias continuam tensas, com ambas as nações abrigando grande número de bases militares em seus territórios.
Hoje, a Coreia do Sul é uma república democrática, de regime político presidencialista, multipartidário e com os três poderes tradicionais – Executivo, Legislativo e Judiciário.
Nome do país na forma longa (em coreano): 대한민국 (Daehan-minguk)
Nome do país na forma abreviada (em coreano): 한국 (Hanguk => Han = Coreia + guk = país)
Fonte: CONSULADO Geral da República da Coreia em São Paulo. [República da Coreia] GEOGRAFIA 상세보기 | Informações Gerais. São Paulo, 10 fev. 2020. Disponível em: https://overseas.mofa.go.kr/br-saopaulo-pt/brd/m_6208/view.do?seq=755187&page=1. Acesso em: dez. 2022.