O casamento coreano possui bases do confucionismo, filosofia de origem chinesa que não adora a um deus ou a uma divindade específica, mas tem ensinamentos que valorizam as virtudes essenciais de um indivíduo, e uma dessas virtudes é a da família. A família é a origem das virtudes, o pilar de sustentação, núcleo onde o seu comportamento reflete sua postura em sociedade, com questões como: se uma pessoa não obedece ao pai, como obedecerá às leis? É por essa visão confuciana que o casamento coreano se sustenta, repleto de tradições, costumes, sempre de respeito e adoração aos mais velhos, detentores de sabedoria e experiência.
Cerimônia
A cerimônia do casamento tem duração média de 15 minutos e, mesmo sendo “moderna”, é repleta de costumes diferentes dos casamentos ocidentais.
Geralmente, antes da cerimônia, realizam fotos dos noivos em estúdio ou em diferentes ambientações para que possam expô-los no dia da cerimônia. Em seguida, o casamento é realizado em um wedding hall, onde tem tudo que é necessário para o casamento, desde a cerimônia, bufê, até a sala da noiva, local em que os convidados se encontram com a noiva para fotografias e cumprimentos.
Sobre a cerimônia, primeiro as mães dos noivos acendem velas para iluminar o caminho do casal. Depois temos a entrada do noivo, a da noiva acompanhada do pai e a entrega da noiva. Após o “sim”, os noivos cumprimentam os pais, apagam as velas, cortam o bolo e, por fim, saem recém-casados.
Durante o casamento, há um mestre de cerimônias que narra o passo a passo da cerimônia para os convidados.
E quem dá a bênção para o casamento? Curiosamente, não é costume que seja uma figura religiosa ou uma autoridade jurídica, podendo ser qualquer pessoa. É bem comum que seja o chefe do noivo, por exemplo.
Algo interessante sobre os presentes de casamento: são em dinheiro, entregues em envelopes, e o valor varia de acordo com a profissão e proximidade do convidado com o casal.
Por fim, o momento de jogar o buquê é previamente combinado. A noiva escolhe antes para quem gostaria de entregar o buquê e combina com o fotógrafo que irá registrar o momento.
Pyebaek (폐백)
É a parte do casamento moderno em que ocorre uma cerimônia tradicional, simbolizando a entrada da noiva na família do noivo. Segundo a Enciclopédia da Cultura Coreana (2023), nesta cerimônia de casamento, a noiva que chegava à casa dos sogros pela primeira vez, após o matrimônio (que acontecia na casa das noivas), cumprimentava os sogros e outras pessoas mais velhas da família do noivo.
Esta cerimônia tradicional é repleta de simbologia e acontece em um tempo médio de 15 minutos. Para isso é preciso que os noivos troquem de roupa, vestindo o hanbok de casamento, que, diferente das vestimentas cotidianas, apresenta mais camadas, riqueza em bordados e ornamentos. As cores também são parte importante da cerimônia. Homem veste-se de azul, e a mulher, de vermelho.
Durante a cerimônia, há uma mesa no centro com frutas secas, castanhas e tâmaras, e dois gansos de madeira que geralmente os noivos ganham de presente, enfeitando a mesa. Os gansos são figuras conhecidas por serem leais durante a vida toda, simbolizando fidelidade, prosperidade e longevidade.
Primeiro os noivos fazem uma reverência de joelhos às figuras de maior hierarquia da família, por exemplo, o avô, a avó, os pais e tios. É nesse momento que os noivos servem chá, recebem a bênção, conselhos e o envelope com o dinheiro, presente de casamento.
Os pais do noivo jogam para o casal tâmaras e nozes, que eles devem tentar pegar com a roupa. As frutas representam fertilidade e prosperidade, sendo as tâmaras as meninas, e as nozes, os meninos.
Os noivos tomam, com os braços entrelaçados, uma dose de uma bebida alcoólica coreana chamada hapgeunrye, servida em um copo de cobre, representando que se tornaram um só. Além disso, eles dividem uma noz.
Por fim, o noivo carrega a noiva nas costas e dá uma volta no salão da cerimônia, e, quanto maior a volta, maior será a casa do casal.
Finalizada a cerimônia tradicional, os noivos saem para cumprimentar os convidados, que estiveram almoçando ou jantando durante essa parte do casamento.
Fontes:
- 폐백(幣帛) – 한국민족문화대백과사전. Disponível em: <http://encykorea.aks.ac.kr/Contents/Item/E0060106>. Acesso em: jan. 2023.
- 한국의 결혼식순서 – koreanswe. Disponível em: <https://sites.google.com/site/koreanswe/hangug-ui-gyeolhonsigsunseo>. Acesso em: jan. 2023.
- “신랑은 양장, 신부는 조선 옷” 1930년대 결혼식 아시나요. Disponível em: <https://www.joongang.co.kr/article/25045121#home>. Acesso em: jan. 2023.
- Revista KoreaIN – Conectando Culturas. Disponível em: <https://revistakoreain.com.br/2021/10/conheca-as-tradicoes-dos-casamentos-na-coreia-do-sul/>. Acesso em: jan. 2023.
- 9 curiosidades do casamento sul-coreano. Disponível em: https://skdesu.com/9-curiosidades-do-casamento-sul-coreano/. Acesso em: jan. 2023.