Músicas tradicionais

A Coreia tem longa tradição musical. Por exemplo, Gugak é estudado e cultivado desde o início do século XV. Os coreanos criaram, àquela época, o primeiro sistema de notação musical mensural da Ásia (notação que indica, além das notas musicais, sua duração, definindo, assim, o ritmo que a melodia deve seguir).

Gugak (국악)

O termo gugak refere-se à música tradicional coreana e outras formas de arte relacionadas, incluindo canções, danças e movimentos cerimoniais. A história da música na Coreia deveria durar tanto quanto a própria história coreana, mas foi apenas no início do século XV, durante o reinado do rei Sejong da dinastia Joseon (1392-1910), que a música coreana se tornou um assunto de estudo sério, resultando na criação do mais antigo sistema de notação mensural, chamado jeongganbo, na Ásia. Os esforços do rei Sejong para reformar a música da corte levaram não apenas à criação do sistema de notação da Coreia, mas também à composição de uma música ritual especial a ser executada durante o Rito Real Ancestral no Santuário Jongmyo – inscrito na Lista do Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco em 2001 – e yeomillak, ou “Alegria do Povo”. O termo gugak foi usado pela primeira vez pelo Jangagwon, uma agência governamental do Joseon responsável pela música, para distinguir a música tradicional coreana da música estrangeira.

Página oficial do Centro Nacional de Gugak (disponível em inglês e coreano): https://gugak.go.kr/site/main/index001

Canal do Centro Nacional de Gugak no Youtube: https://www.youtube.com/@gugak1951/featured

Vídeo de execução de diversas modalidades de Gugak na cidade histórica de Gyeongju:

Fonte: Fundação Cultural de Gyeongju

Arirang (아리랑)

Arirang é o nome de uma canção folclórica cantada pelo povo coreano desde os tempos antigos. Existem muitas variações da música, embora as letras de seus refrãos tenham as palavras “arirang” ou “arari” em comum. A música foi cantada para muitos propósitos diferentes, como reduzir os sentimentos de tédio durante o trabalho, confessar os verdadeiros sentimentos de quem amamos, orar ao ser divino por uma vida feliz e pacífica e divertir as pessoas reunidas para uma celebração.

Arirang é um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, desde 2012.

Vídeo de Arirang executado pelo Centro Nacional de Gugak:

Nongak (농악)

É uma modalidade de música instrumental folclórica que foi originada dos agricultores. A banda dos agricultores em geral toca kkwaenggwari (pequeno gongo), jim (grande gongo), janggo (tambor em forma de ampulheta), buk (tambor barril) e sogo (tambor pequeno de mão). Além disso, um taepyeongso (oboé cônico) e um nabal (trompete de bronze) são usados em algumas bandas. Os músicos de uma banda são chamados jaebi ou chibae. Outros membros da banda incluem porta-bandeiras e bailarinos, chamados japsaek (“cores diversas”). Quando uma banda marcha, porta-bandeiras vão na frente e os músicos e os bailarinos seguem na linha.

O nongak é uma mistura de arte instrumental, dança, brincadeira e festa, sendo uma das modalidades mais populares nas áreas rurais da Coreia. Muito difundida em todo o território, está sempre sendo executado durante as festividades nacionais.

Nongak é um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, desde 2014.

Vídeo de Nongak executado pelo Centro Nacional de Gugak:

Samulnori (사물놀이)

Nas músicas tradicionais coreanas, o gênero chamado nongak refere-se à música que banda de agricultores tocavam com instrumentos de percussão e de sopro. Também é chamado de “pungmul nori” (pungmul), sendo uma forma de arte abrangente que combina canto, dança e acrobacia. Mais tarde, desse gênero, derivou o formato “samulnori”, que é uma performance de percussão com quatro instrumentos: kkwaenggwari, jing, janggo e buk.

Vídeo de Samulnori executado pelo Centro Nacional de Gugak:

Pansori (판소리)

Pansori é uma espécie de “ópera solo” onde o artista conta uma história longa misturando o canto (tchang 창/sori 소리), as falas (aniri 아니리) e os gestos (neoreumsae 너름새) ao ritmo de um baterista (고수). É uma arte tradicional que é valiosa porque expressa as alegrias e tristezas da vida de uma forma bem-humorada, usando a música, e o público também participa.

Quatro modalidades de Pansori estão na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, desde 2003.

Vídeo de Pansori executado pelo Centro Nacional de Gugak:

Fontes:

  1. CONSULADO Geral da República da Coreia em São Paulo. [República da Coreia] CULTURA TRADICIONAL 상세보기 | Informações Gerais. São Paulo, 17 fev. 2020. Disponível em: https://overseas.mofa.go.kr/br-saopaulo-pt/brd/m_6208/view.do?seq=755192&page=1. Acesso em: dez. 2022.
  2. Disponível em: <https://www.korea.net/koreanet/fileDownload?fileUrl=pdfdata/2016/09/160428FactsaboutKorea_pt_0901.pdf>.
  3. 국립국악원. Disponível em: <https://gugak.go.kr/site/main/index001>. Acesso em: jan. 2023.
  4. 국립국악원[National Gugak Center] – YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/@gugak1951/featured>. Acesso em: jan. 2023.
  5. [2021 경주국악여행] 경주 여행, 국악으로 특별해지다 | 경주의 9개 명소에서 촬영한 국악공연 하이라이트 편집 영상 | 경주오면 국악공연 보러 가즈아~! Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vT9PDirylsc>.
  6. Disponível em: <http://map.unesco.or.kr/?ckattempt=1>. Acesso em: jan. 2023.
  7. 국가문화유산포털 | 한국의 인류무형문화유산. Disponível em: <http://www.heritage.go.kr/heri/html/HtmlPage.do?pg=/unesco/CulHeritage/CulHeritage_02.jsp&pageNo=5_3_2_0>. Acesso em: jan. 2023.
Continue explorando

Artigos relacionados

Ritos – Funeral (장례)

Os ritos fúnebres referem-se a todos os procedimentos cerimoniais para tratar um morto. Como os coreanos antigos tinham uma visão da vida após a morte,

Ritos – Nascimento (출생)

Uma corda “tabu” (Geumjul 금줄) é uma corda feita de palha, que acreditam ter a força de dividir espaços, e é pendurada na porta de

Taekwondo no Brasil

No ano de 1969, o presidente da International Taekwondo Federation (ITF), Choi Hong-hi, recebeu um convite do presidente Médici, para visitar o Brasil. O presidente