Uma corda “tabu” (Geumjul 금줄) é uma corda feita de palha, que acreditam ter a força de dividir espaços, e é pendurada na porta de uma casa ou na entrada de uma rua para evitar o “perigo”.
Desde a era Joseon, quando uma criança nasce numa casa ou uma cerimônia importante está sendo preparada, ela é pendurada entre os pilares de ambos os lados do portão da casa. O período de pendurar a corda é de cerca de 3X7 dias (21 dias). Na corda amarram carvão, papel e, dependendo da região, de acordo com o gênero, para os meninos amarram também pimenta vermelha e para as meninas, galhos de pinheiro.
Geumjul (금줄) é um sinal que proíbe a entrada de quem pode prejudicar o recém-nascido, como alguém que esteve num funeral ou quem está doente. Hoje em dia, as crianças nascem em hospitais ou instituições especializadas, mas, antigamente, era difícil criar um ambiente higiênico apenas para os recém-nascidos, quando todos davam à luz em casa. Assim, para proteger o recém-nascido de germes ou agentes ameaçadores do lado externo, uma corda era pendurada (como um aviso de “não entre”). A corda “tabu” era pendurada por três X sete dias a partir do momento em que a criança nascia, isto é, cerca de 3 semanas (21 dias). O número 7 era considerado um número com boas energias e o número 3 era considerado um número perfeito para a harmonia do yin e yang, contendo o céu, a terra e as pessoas.
Para fazer a corda “tabu” é usada uma corda tecida de palha, sendo este material o que sobrou da colheita de grãos como arroz, cevada e trigo, e significa terra, plantas limpas e fertilidade. A corda usada deve ser a que foi torcida para a esquerda, diferenciando-se da corda usada no cotidiano, que é torcida para a direita. O significado dessa diferenciação é a de separar o espaço proibido do sagrado, assim, a corda precisa ser especial.
Para evitar coisas impuras, objetos com o significado de purificação eram pendurados na corda. No caso da pimenta vermelha, a cor e o sabor picante da pimenta vermelha tinham o significado de espantar os maus espíritos. No caso de galhos dos pinheiros, estes podiam perfurar coisas impuras com a sua aparência afiada de agulha.
Era possível saber se a criança nascida era menino ou menina por meio desses objetos pendurados. Em algumas regiões, além de pimentas e galhos de pinheiros, também eram colocados juntos carvão e papel. O carvão pode purificar tudo sem apodrecer, mesmo abaixo do solo. O papel contém a esperança de que a criança cresça com um coração branco e puro, e o desejo de que a criança tenha uma vida próspera.
Fonte: 삼칠일 동안 걸어두는 금줄. Disponível em: <https://ncms.nculture.org/ceremonial/story/1509>. Acesso em: jan. 2023.