Seollal (설날 Ano Novo Lunar)

Seollal (설날), também conhecido como Ano Novo Lunar coreano, é um dos mais importantes feriados na Coreia pelo fato de que nesse dia são celebrados e cultuados os seus ancestrais.

Fonte: Pixabay.com

Comemorado em todo o território nacional e em famílias coreanas que moram no exterior, a comemoração do Ano Novo Lunar, diferentemente do ocidente, dura três dias e esses dias não são fixos, ou seja, o feriado cai em dias diferentes conforme os anos mudam e cada ano é associado a um dos 12 animais do horóscopo chinês. A origem dessa tradição comemorativa nunca foi descoberta com exatidão, contudo existem registros da festividade durante a Dinastia Goryeo, que permaneceu no poder até 1392 d.C. e que, durante esse tempo, incorporou medidas confucionistas chinesas no cenário social que continuaram na cultura coreana até os dias de hoje.

A principal tradição do Seollal é baseada no respeito aos mais velhos. Desse modo, durante as comemorações do feriado é fundamental que as pessoas mais novas realizem o 세배 (sebae), que consiste em ajoelhar-se no chão e curvar-se em direção aos ancestrais até que suas duas mãos encostem totalmente no chão. Após esse ritual é comum que os mais velhos deem uma quantia em dinheiro aos membros mais novos da família em um envelope ou bolsa tradicional, isso é chamado de 세뱃돈 (sebaetdon). Nos dias de celebração é comum que as famílias usem hanbok, uma vestimenta tradicional coreana de cores fortes e bordados marcantes constituída por uma parte de cima chamada jeogori, e uma parte de baixo chamada baji. Vale ressaltar que no período dinástico o hanbok era usado de forma cotidiana por homens e mulheres, porém nos dias de hoje o traje só é utilizado em ocasiões especiais.

Fonte: Pixabay.com

Nas comemorações do Ano Novo é habitual que as famílias montem uma mesa de maneira específica respeitando e reverenciando os familiares mais velhos e falecidos. Junto a esse costume, um banquete com comidas tradicionais que representam prosperidade, fartura e ligação eterna com os ancestrais é disposto. O principal prato do Seollal é o tteokguk, uma sopa feita a partir do tteok (bolinhos de arroz) servida com carne, ovos e algas marinhas. O tteokguk simboliza prosperidade e clareza para o corpo e espírito e, além disso, acredita-se que ao comer a sopa se ganha mais um ano de vida.

Fonte: Getty Images

Na mesa farta do Seollal pode-se encontrar outros pratos tradicionais como: panquecas coreanas, ponche de caqui, castanhas, peixes, legumes e galbijjim, prato feito com costelas de boi, legumes e nozes. Somado a isso, durante o feriado os coreanos aproveitam para se divertir em família com jogos, a atividade mais comum é o yut nori, brincadeira onde se utiliza um jogo de tabuleiro e quatro varas de madeira e quem dar a volta primeiro e voltar à base ganha. Além disso, também são comuns o paengi, yeon-naligi e o GoStop.

Como foi possível observar, o Seollal tem uma grande relevância para a população visto que representa o vínculo, o respeito e a conexão com a ancestralidade. Dessa maneira, é de extrema importância que a continuidade do feriado seja uma realidade na sociedade coreana. Com o crescimento do gênero musical K-pop e o consequente aumento de visibilidade sul-coreana, a influência dos artistas também passou por um processo de ascensão. Durante as datas comemorativas mais importantes da Coreia do Sul, os grupos postam diversos conteúdos e vídeos ao vivo relacionados às festividades em suas redes sociais, o que acaba aproximando a população mais jovem das tradições nacionais e, como consequência, ajuda na manutenção das celebrações clássicas. Pode-se tomar como exemplo os programas feitos pelo grupo BTS no feriado Chuseok e os vídeos postados no Seollal, onde todos os membros aparecem usando roupas tradicionais e seguindo todos os costumes usuais, o que contribui para a conservação da cultura.

Fonte: https://www.korea.kr/news/cultureColumnView.do?newsId=148886169

Fontes:

  1. https://revistakoreain.com.br/2021/02/conheca-as-comidas-tradicionais-do-seollal-o-ano-novo-coreano/
  2. https://overseas.mofa.go.kr/br-saopaulopt/brd/m_6208/view.do?seq=696676&srchFr=& %3BsrchTo=&%3BsrchWord=&%3BsrchTp=&%3Bmulti_itm_seq=0&%3Bitm_seq_1=0&%3Bitm_seq_2=0&%3Bcompany_cd=&%3Bcompany_nm=&page=5
  3. https://asiasociety.org/korea/seollal-korean-lunar-new-year
  4. https://www.90daykorean.com/korean-lunar-new-year/ https://www.joincake.com/blog/seollal/
  5. https://www.koreapost.com.br/conheca-a-coreia/cultura/seollal-%EC%84%A4%EB%82%A0-ano-novo-coreano/
  6. https://brazil.korean-culture.org/pt/170/korea/64
  7. https://www.koreapost.com.br/conheca-a-coreia/historia/genealogia-da-dinastia-goryeo/
  8. https://hallyubrasil.com/blog/cultura-coreana/hanbok
  9. K팝과 한복 만나다…방탄소년단 등 입었던 한복 전시회. Disponível em: <https://www.korea.kr/news/cultureColumnView.do?newsId=148886169>. Acesso em: jan. 2023.
Continue explorando

Artigos relacionados

Ritos – Funeral (장례)

Os ritos fúnebres referem-se a todos os procedimentos cerimoniais para tratar um morto. Como os coreanos antigos tinham uma visão da vida após a morte,

Ritos – Nascimento (출생)

Uma corda “tabu” (Geumjul 금줄) é uma corda feita de palha, que acreditam ter a força de dividir espaços, e é pendurada na porta de

Taekwondo no Brasil

No ano de 1969, o presidente da International Taekwondo Federation (ITF), Choi Hong-hi, recebeu um convite do presidente Médici, para visitar o Brasil. O presidente