Chuseok (추석)

Chuseok (추석) é o décimo quinto dia do oitavo mês lunar. É um dia em que se agradece pelas colheitas daquele ano, sendo uma festa tradicional, desde os tempos da dinastia Silla (57 a.C.–~935 d.C.).

Fonte: https://www.kocis.go.kr/koreanet/view.do?seq=1042562
Fonte: https://www.kocis.go.kr/koreanet/view.do?seq=1042562

Em sinal de agradecimento, frutas e grãos recém-colhidos da nova safra são oferecidos aos espíritos dos ancestrais. Após o culto aos antepassados, os familiares visitam os túmulos dos falecidos e as vilas promovem festas coletivas. Nas festas coletivas, as pessoas brincam de gang-gang-sullae (강강술래), cabo de guerra, tourada, briga de galo e outros, desejando fartura para as próximas colheitas. Geralmente considerado tão importante como o Ano-Novo Lunar, Chuseok é também um dos feriados em que todos os membros da família se reúnem.

Gang-gang-sullae (강강술래) é um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, desde 2009.

Vídeo de Gang-gang-sullae executado pelo Centro Nacional de Gugak:

Fontes:

  1. Centro Cultural Coreano no Brasil. Disponível em: <https://brazil.korean-culture.org/pt/138/korea/38>. Acesso em: jan. 2023.
  2. Disponível em: <http://map.unesco.or.kr/?ckattempt=1>. Acesso em: jan. 2023.
  3. 국립국악원[National Gugak Center] – YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/@gugak1951/featured>. Acesso em: jan. 2023.
  4. “추석 때 뭐 하지”···외국인이 가 볼 만한 추석 행사. Disponível em: <https://www.kocis.go.kr/koreanet/view.do?seq=1042562>. Acesso em: jan. 2023.
Continue explorando

Artigos relacionados

Ritos – Funeral (장례)

Os ritos fúnebres referem-se a todos os procedimentos cerimoniais para tratar um morto. Como os coreanos antigos tinham uma visão da vida após a morte,

Ritos – Nascimento (출생)

Uma corda “tabu” (Geumjul 금줄) é uma corda feita de palha, que acreditam ter a força de dividir espaços, e é pendurada na porta de

Taekwondo no Brasil

No ano de 1969, o presidente da International Taekwondo Federation (ITF), Choi Hong-hi, recebeu um convite do presidente Médici, para visitar o Brasil. O presidente