Os pais coreanos comemoram o centenário dia (baegil) e o primeiro aniversário (dol) de seu bebê com grandes celebrações especiais nas quais suas famílias, parentes e amigos participam. Eles geralmente realizam um grande banquete comemorativo para o bebê com uma oração ritual pela saúde, sucesso na vida e longevidade do bebê, e os participantes dão ao bebê anéis de ouro como presente especial.
Como uma parte da festa, os convidados assistem ao Doljabi (돌잡이). No doljabi, a criança “prevê” o seu futuro por meio do objeto que pega da mesa. Linhas (lã), macarrão, grãos e dinheiro estão sempre incluídos no doljabi, independentemente do gênero da criança. Os pais organizam esses objetos em ordem aleatória na mesa e brincam de prever o futuro da criança pelo primeiro objeto que ela pega.
Quando a criança pega lã ou macarrão, dizem que terá uma vida longa e livre de doenças. Se pegar arroz, grãos ou dinheiro, ficará rica. No caso de pegar um livro, pincel ou tinta, será um estudioso ou um literato. Além disso, quando pegam frutas ou jujubas que estão na mesa, dizem que terá muitos filhos.
Fontes:
- Centro Cultural Coreano no Brasil. Disponível em: <https://brazil.korean-culture.org/pt/138/korea/38>.
- 내 아이의 장래는? 돌잡이. Disponível em: <https://ncms.nculture.org/ceremonial/story/1453>. Acesso em: jan. 2023.