Hanbok (한복)

Hanbok é o traje tradicional da Coreia. Sua história remonta ao Período dos Três Reinos (57 a.C.–668 d.C.). Os coreanos usavam roupas feitas de cânhamo e araruta e criavam bichos-da-seda para produzir a seda. O hanbok (한 Han (Coreia) + 복 bok (vestimenta)) é dividido em trajes cotidianos e cerimoniais, com diferenças baseadas em idades, gêneros, estações do ano e profissões.

Fonte: Pixabay.com (Hanbok de crianças, geralmente usado no primeiro aniversário)

O hanbok é caracterizado por ser uma roupa de duas peças sem bolsos ou botões que é fechada com cordas, cintos ou cordões: os homens usavam jeogori (casaco), baji (calças) e durumagi (sobretudo) com um chapéu, cinto e um par de sapatos. As mulheres usavam jeogori (casaco curto), chima (saia), durumagi (sobretudo) e beoseon (meias de algodão branco).

Fonte: Edunet.net (Vestimentas de nobres, homens livres e servos da era de Joseon)

No verão, as pessoas usavam hanbok feitos de sambe (cânhamo) ou mosi (rami), que permitiam que o ar circulasse bem e secasse o suor. Sambe (cânhamo) era utilizado pelos plebeus por seu fácil cultivo, e mosi (rami), mais usado pelos aristocratas. No inverno, as pessoas usavam hanbok feitos de algodão ou seda. Mais uma vez, o algodão era para a vestimenta de plebeus e seda para os aristocratas. Algodão extra era colocado dentro do hanbok para fazer as roupas ficar ainda mais quentes.

Fonte: Edunet.net (Hanbok de nobres – na atividade profissional e no dia a dia 양반)
Fonte: Edunet.net (Hanbok de homens livres – funcionários de baixo escalão 중인)
Fonte: Edunet.net (Hanbok de classe baixa 상민)
Fonte: Edunet.net (Hanbok de servos ou excluidos 천민)

O hanbok tem sido transmitido da mesma forma para homens e mulheres por centenas de anos, com poucas alterações, somente com adaptações para o comprimento do jeogori (casaco) e chima (saia). O uso de hanbok diminuiu, mas, os coreanos continuam a usar hanbok nos feriados especiais, como Seollal (Ano-Novo) e Chuseok (Festival da Colheita) e festas familiares como Hwangap (Aniversário de 60 anos).

Fonte: Pixabay.com (Hanbok no casamento)

Para ver as diversas partes de um hanbok, acesse esse link do Museu Nacional do Folclore da Coreia (na parte superior direita, escolha o idioma Português): https://www.nfm.go.kr/k-box/ui/hanbok/introduce.do#popup27

Fontes:

  1. CENTRO CULTURAL COREANO NO BRASIL. Disponível em: https://brazil.korean-culture.org/pt/135/korea/35. Acesso em: 17 dez. 2022.
  2. Disponível em: <http://www.edunet.net/nedu/contsvc/viewWkstContPost.do?contents_id=fs_a0000-2015-0702-0000-000000000039&head_div=s2015w>.
  3. 상자소개 | 국립민속박물관, 한국문화상자. Disponível em: <https://www.nfm.go.kr/k-box/ui/hanbok/introduce.do#popup27>. Acesso em: jan. 2023.
Continue explorando

Artigos relacionados

Ritos – Funeral (장례)

Os ritos fúnebres referem-se a todos os procedimentos cerimoniais para tratar um morto. Como os coreanos antigos tinham uma visão da vida após a morte,

Ritos – Nascimento (출생)

Uma corda “tabu” (Geumjul 금줄) é uma corda feita de palha, que acreditam ter a força de dividir espaços, e é pendurada na porta de

Taekwondo no Brasil

No ano de 1969, o presidente da International Taekwondo Federation (ITF), Choi Hong-hi, recebeu um convite do presidente Médici, para visitar o Brasil. O presidente