Hanok (한 Han (Coreia) + 옥 ok (casa)), casas tradicionais coreanas, mantiveram-se relativamente estáveis no processo de construção, desde o Período dos Três Reinos até a dinastia Joseon (1392-1910). Hanok eram construídas sem o uso de pregos e eram montadas com estacas de madeira.
As casas de familiares da classe alta consistiam em uma série de estruturas separadas: uma área era para o alojamento das mulheres e crianças, uma para os homens da família e seus convidados, e outra para os funcionários, todas construídas dentro de um muro comum. O santuário ancestral da família era construído na parte de trás da casa. As formas das casas diferiam nas regiões norte (mais frio) e sul (mais quente).
A partir do final dos anos 1960, o padrão de habitação da Coreia do Sul começou a mudar rapidamente com as construções de estilo ocidental. Edifícios se multiplicaram por todo o país desde a década de 1970, mas o sistema de aquecimento ondol (온돌) manteve-se popular.
Fonte: CENTRO CULTURAL COREANO NO BRASIL. Disponível em: https://brazil.korean-culture.org/pt/137/korea/37. Acesso em: 17 dez. 2022.