O kimjang (김장), listado em 2013 pela Unesco como um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, é muito mais do que apenas a preparação da tradicional comida coreana, o kimchi (김치), este que é a cara da cozinha sul-coreana. Desse modo, primeiramente, é importante entender o que é o kimchi.
Na Coreia, o prato foi criado com o objetivo de preservar os vegetais ao longo da estação do inverno, contudo esta forma de preservação inovadora trouxe ao prato um sabor único. Este é um prato clássico de vegetais fermentados composto por repolho napa ou acelga, com o adicional sabor de temperos como pimenta-vermelha, cebolinha, alho e gengibre, além de frutos do mar salgados e fermentados, como o jeotgal (젓갈, marisco salgado). O kimchi é um prato único que consegue trazer um sabor distinto através da fermentação, além do mais é também um prato de muito valor nutricional e pode ser estocado por um longo período.
Assim, o kimjang é a ação de realizar o preparo do kimchi, uma cerimônia quase ritualística, que reúne as famílias da vizinhança que fazem uma preparação conjunta do prato e em grandes quantidades. A preparação tem um ciclo de um ano que segue as estações. Na primavera as famílias procuram por camarão, anchova e outros frutos do mar para iniciar o processo de salgar e fermentar. No verão eles compram o sal marinho para a salmoura. No fim do verão, as pimentas-malaguetas são secas e moídas em pó, e assim, no final do outono, chega a estação do kimjang, onde as comunidades o preparam coletivamente e compartilham o kimchi, assegurando que toda família tenha o suficiente para passar a estação do inverno.
Vídeo de kimjang:
Como dito anteriormente, o kimjang é realizado em conjunto, além de toda a produção ser compartilhada entre as famílias, e este é o elemento de destaque do evento. O processo do kimjang confirma a solidariedade necessária entre comunidades, além de reafirmar a identidade sul-coreana fortalecendo laços familiares e a cooperação entre diferentes famílias. O kimjang também é um importante lembrete de que comunidades humanas precisam sempre viver em harmonia com a natureza.
O processo de preparação também varia de acordo com cada região da península, que possui um modo único de preparação, visto que os métodos e até mesmo os próprios ingredientes utilizados no kimjang são heranças familiares que vêm sendo compartilhadas há muitas gerações. Também faz parte da tradição sul-coreana a sogra passar o processo de preparação do prato à recém-casada nora.
Por fim, este patrimônio cultural foi transformado em um importante evento, o Seoul Kimchi Festival, que devido à pandemia de Covid-19 teve seu último grande evento em 2019, mas em 2020 o evento foi realizado em seis países coanfitriões, envolvendo show de K-pop on-line, estrelas do MasterChef e competições entre faculdades de culinária. O país realiza este evento e dá aos estrangeiros uma oportunidade de vivenciar de perto esta experiência exclusiva que é participar desse significativo processo de preparação do famoso prato sul-coreano, o kimchi.
Fontes:
- UNESCO – Kimjang, making and sharing kimchi in the Republic of Korea. Disponível em: <https://ich.unesco.org/en/RL/kimjang-making-and-sharing-kimchi-in-the-republic-of-korea-00881>.
- https://www.kimjangproject.com/kimjang
- https://thekrazemag.com/latest-updates/2021/10/10/kimjang-the-art-of-kimchi-making
- https://myseoulbox.com/blogs/seoul-blog/what-is-kimchi-festival-everything-about-gwangju-kimchi-festival