Doces tradicionais coreanos

A culinária de um país é um reflexo de sua identidade nacional, da sua cultura, ou seja, baseia-se nas influências históricas, culturais, econômicas e políticas, nas quais o país se relaciona.

Por ser um país oriental, um dos produtos mais utilizados em sua culinária se torna o arroz, que, como o feijão, é utilizado frequentemente em doces coreanos, em vez de pratos salgados como normalmente é apresentado na maioria dos países. Além da diferença entre os alimentos usados nos doces, a Coreia também se difere da culinária americana e europeia por usufruir de formatos de animais ou formas geométricas e cores vibrantes na confecção de suas sobremesas. Nesse sentido, pode se observar essas características nos principais doces da Coreia do Sul a seguir.

1) Bungeoppang (붕어빵)

Bungeoppang é um doce coreano em formato de peixe que tradicionalmente é recheado com feijão vermelho doce, similar ao doce japonês taiyaki. Seu nome deriva das palavras carpa (bungeo) e pão (ppang), devido a sua semelhança a um waffle em formato de peixe. Por ser um lanche quente, é conhecido por ser uma comida típica de rua durante o inverno coreano, além de ser um sucesso entre as crianças. Atualmente, pode possuir diversos recheios, até mesmo salgados.

Fonte: Pixabay.com

2) Hotteok (호떡)

Hotteok é uma panqueca doce facilmente encontrada em barraquinhas nas ruas sul-coreanas, principalmente em dias frios. É conhecido por ser crocante por fora e pegajosa por dentro, devido ao seu recheio de açúcar mascavo, mel, canela e nozes picadas. Acredita-se que o doce pode ter se originado através da ida de mercantes chineses à Coreia, devido a invasão. Na época eles faziam panquecas salgadas, mas, devido a preferência dos coreanos por sabores doces, os comerciantes modificaram a receita e assim o doce acabou por ser criado.

Vídeo do Centro Cultural Coreano no Brasil de como preparar Hotteok (호떡):

3) Bingsu (빙수)

Bingsu é uma sobremesa típica do verão e uma das mais conhecidas fora da Coreia que pode ser encontrada em café, restaurantes e em vendedores de rua. Sua ideia veio da China, já que é de lá que surgiu o hábito de comer gelo raspado com frutas. O doce consiste em uma raspadinha de gelo acompanhada da cobertura de escolha, sendo a mais comum e mais tradicional o patbingsu, gelo raspado com cobertura de feijão vermelho.

Fonte: Pixabay.com

4) Dalgona (달고나)

Dalgona, conhecido no Brasil como café cremoso, é um biscoito coreano feito de três ingredientes, normalmente açúcar, café solúvel e leite, mas que podem variar de receita para receita. Sua origem se deu na Índia, onde é conhecido por phenti hui, que significa café batido. Esse doce ficou conhecido mundialmente devido ao seu sucesso no TikTok durante a pandemia de Covid-19, onde levou o apelido de “café em quarentena”, por conta dos diversos vídeos de faça você mesmo. Sua popularidade cresceu mais ainda por conta da série da Netflix Round 6, que recupera uma brincadeira de criança em que se deve remover a forma feita no meio do biscoito sem quebrá-lo.

Fonte: Pixabay.com
Fonte: https://m.hankookilbo.com/

5) Tteok (떡)

Um doce tradicionalmente coreano, tteok é um bolinho de arroz que pode possuir diversos sabores e tamanhos, podendo ser recheado com feijão vermelho ou pasta de sésamo e coberto por soja amarela, sésamo-preto ou outros pós. É extremamente comum o encontrar em comemorações e festividades, e o tteok é tão importante para a cultura coreana que possui um museu próprio, localizado no Instituto de Comida Tradicional Coreana, o Museu do Tteok.

Fonte: Pixabay.com

6) Yakgwa (약과)

É um doce frito típico da Coreia, conhecido por seus diversos formatos de flores, os quais diferem dependendo da loja e região em que são adquiridos. Geralmente servido em cerimônias, celebrações e em ocasiões especiais. A palavra “yakgwa” é traduzida do coreano como confecção medicinal, sendo que “yak” significa medicina e “gwa” significa doce/confeiteiro.

Fonte: 100yearshop.co.kr

7) Songpyeon (송편)

Songpyeon é um bolo de arroz de grão curto recheado com diferentes condimentos, cozido no vapor e seu formato normalmente é em meia-lua. Esse doce é típico na época da celebração coreana de Chuseok, com finalidade de celebrar a colheita abundante do ano.

Fonte: kor.pngtree.com

8) Yaksik (약식)

Yaksik é um doce feito de arroz doce misturado com frutas secas, principalmente tâmara vermelha nozes. Mesmo sendo um prato consumido durante o ano todo, se torna um prato comemorativo por ser comido na primeira lua cheia do Ano Novo Lunar, devido a uma lenda antiga que afirmava que um corvo salvou a vida de um rei ao avisá-lo do perigo iminente. Assim, para demonstrar sua gratidão, o rei ordenou ao seu povo que oferecessem arroz doce cozido com castanhas e tâmara vermelha aos corvos para honrar o corvo que o salvou.

Fonte: Pixabay.com

Fontes:

  1. 12 DOCES COREANOS QUE VÃO FAZER VOCÊ BABAR. TOMBOUCTOU. Disponível em: https://tombouctou-food.com/pt/12-doces-coreanos-que-vao-fazer-voce-babar/.
  2. 13 MELHORES SOBREMESAS COREANAS. NCGO. Disponível em: https://ncgovote.org/pt/13-melhores-sobremesas-coreanas-tradicionais-e- modernas/.
  3. BINGSU: WHAT IS IT, TASTE, AND HOW TO EAT. THE KOREAN GUIDE. Disponível em: https://thekoreanguide.com/bingsu/.
  4. CAFÉ DALGONA COREANO. ICAFEBR. Disponível em: https://icafebr.com.br/receitase-dicas/cafe-dalgona/.
  5. COMO FAZER YAKGWA, BISCOITO DE MEL COREANO. HILOVED. Disponível em: https://pt.hiloved.com/como-fazer-yakgwa-biscoitos-de-mel-coreano/.
  6. CONHEÇA 10 DOCES TÍPICOS DA COREIA DO SUL. ROTAS DE VIAGEM. Disponível em: https://rotasdeviagem.com.br/doces-tipicos-da-coreia-do-sul/.
  7. DOCES COREANOS. GRUPO EDUCACIONAL DA LÍNGUA COREANA. Disponível em: https://www.grupoeduc-kr.com/post/doces-coreanos.
  8. HOTTEOK. TASTE ATLAS. Disponível em: https://www.tasteatlas.com/hotteok.
  9. PASSEIOS CULTURAIS POR SEUL: MUSEU DO TTEOK. FLUENCYTV. Disponível em: https://www.fluencytv.com/conteudos/passeios-culturais-por-seul-museu-do-tteok.
  10. QUE PEIXINHO DOCE QUE É O BUNGEOPPANG. KOREAPOST. Disponível em: https://www.koreapost.com.br/colunas/taste-korea/que-peixinho-doce-que-e-obungeoppang-%eb%b6%95%ec%96%b4%eb%b9%b5/.
  11. SOBREMESA DE ARROZ COREANO. MARCO FREDDI. Disponível em: https://marcofreddi.org/pt/sobremesa-de-arroz-doce-coreano-yaksik/.
  12. “SQUID GAME” DALGONA CANDY. THE SPRUCEATS. Disponível em: https://www.thespruceeats.com/what-is-dalgona-candy-squid-game-5205185.
  13. CAPÍTULO11: Hotteok (호떡) / Culinária Coreana. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y0SCR5fGFtQ&list=PLbQhzy6WuTh7TahsxtXMW7HQ4Zh4ERn9Q&index=11>. Acesso em: jan. 2023.
Continue explorando

Artigos relacionados

Ritos – Funeral (장례)

Os ritos fúnebres referem-se a todos os procedimentos cerimoniais para tratar um morto. Como os coreanos antigos tinham uma visão da vida após a morte,

Ritos – Nascimento (출생)

Uma corda “tabu” (Geumjul 금줄) é uma corda feita de palha, que acreditam ter a força de dividir espaços, e é pendurada na porta de

Taekwondo no Brasil

No ano de 1969, o presidente da International Taekwondo Federation (ITF), Choi Hong-hi, recebeu um convite do presidente Médici, para visitar o Brasil. O presidente