A culinária coreana, Hansik (한 Han (Coreia) + 식 sik (comida)), segue o princípio da medicina tradicional de que comer é o primeiro remédio, antes de outros tratamentos. A fermentação está na base da alimentação dos sul-coreanos. Além de fazer parte da produção de bebidas alcoólicas tradicionais, como o vinho de arroz (makgeolli), a fermentação é usada na fabricação de ingredientes e temperos, como o molho e a pasta de soja, e no preparo de pratos tradicionais, como o kimchi. A comida coreana mais famosa, o kimchi, é preparada em diversas versões. A mais comum é feita à base de acelga salgada, frutos do mar em conserva e uma pasta que leva diversos temperos, como gengibre, pimenta e alho.
A culinária coreana é cheia de cores e sabores exclusivos. O arroz continua a ser a base da refeição da maioria dos coreanos, mas, entre as gerações jovens, muitos preferem comida de estilo ocidental. O arroz é geralmente acompanhado de pratos principais e complementares, principalmente legumes temperados (namul), sopa, panela de cozido e carne. Uma grande variedade de pratos é servida durante as refeições coreanas. O arroz e a sopa são servidos em porções individuais, mas os pratos principais e complementares são servidos no centro da mesa para serem compartilhados. Uma refeição tradicional coreana não está completa sem kimchi, uma mistura fermentada de vários vegetais em conserva.
Os acompanhamentos (banchan) mudam de acordo com a estação do ano e a localização. Se for numa região montanhosa, utilizam-se vários tipos de folhas e raízes e, se for numa região próxima ao mar, peixes e frutos do mar sempre acompanham o arroz. Em comemorações, a refeição chega a ter dez ou mais acompanhamentos, mas, em geral, é servida uma menor variedade. Nos restaurantes, servem de três a dez tipos de acompanhamentos.
Fonte: CONSULADO Geral da República da Coreia em São Paulo. [República da Coreia] CULTURA TRADICIONAL 상세보기 | Informações Gerais. São Paulo, 17 fev. 2020. Disponível em: https://overseas.mofa.go.kr/br-saopaulo-pt/brd/m_6208/view.do?seq=755192&page=1. Acesso em: dez. 2022.