Educação

A Coreia do Sul é exemplo de grande desenvolvimento social calcado em políticas públicas de valorização da educação, pesquisa e desenvolvimento, que, em poucas décadas, abastecem o país com mão de obra qualificada e dão à população uma alta qualidade de vida.

A política educacional de valorização da educação infantil, obrigatoriedade dos estudos até o final do ensino médio e aumento no número de universidades lança no mercado de trabalho profissionais e pesquisadores bem capacitados.

Fonte: Korea.net

A taxa de alfabetização é próxima de 100%. E os estudantes do final do ciclo básico apresentam alto desempenho em exames que comparam a efetividade da educação de diversos países. Nos exames de leitura, ciência e matemática do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2018, os sul-coreanos conquistaram a nona, sétima e sexta posições, respectivamente, com aproveitamento acima da média dos alunos dos demais países participantes. O Pisa é realizado a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e mede o desempenho de estudantes de 72 nações.

Fontes:

  1. CONSULADO Geral da República da Coreia em São Paulo. [República da Coreia] SOCIEDADE 상세보기 | Informações Gerais. São Paulo, 13 fev. 2020. Disponível em: https://overseas.mofa.go.kr/br-saopaulo-pt/brd/m_6208/view.do?seq=755190&page=1. Acesso em: dez. 2022.
  2. SERVICE (KOCIS), K. C. AND I. Education, Research and Industry: Korea.net: The official website of the Republic of Korea. Disponível em: <https://www.korea.net/AboutKorea/Society/Education-Research-Industry>.
Continue explorando

Artigos relacionados

Ritos – Funeral (장례)

Os ritos fúnebres referem-se a todos os procedimentos cerimoniais para tratar um morto. Como os coreanos antigos tinham uma visão da vida após a morte,

Ritos – Nascimento (출생)

Uma corda “tabu” (Geumjul 금줄) é uma corda feita de palha, que acreditam ter a força de dividir espaços, e é pendurada na porta de

Taekwondo no Brasil

No ano de 1969, o presidente da International Taekwondo Federation (ITF), Choi Hong-hi, recebeu um convite do presidente Médici, para visitar o Brasil. O presidente