Economia da Coreia

Hoje o país é a décima economia do mundo. Entre 1960 e 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) sul-coreano subiu de 4 bilhões de dólares para cerca de 1,8 trilhão de dólares (PIB é a soma de todas as riquezas produzidas por uma nação, por uma região ou pelo mundo). O PIB per capita do país (o valor do PIB dividido pelo número de habitantes) supera os 34 mil dólares, praticamente três vezes o PIB per capita mundial.

Fonte: Korea.net

O país é, ainda, o quinto maior exportador do planeta. Circuitos eletrônicos, automóveis e petróleo refinado respondem, juntos, por cerca de 30% das exportações. Os maiores parceiros comerciais da Coreia do Sul são China, Estados Unidos, Vietnã, Hong Kong e Japão.

Fonte: Korea.net
Fonte: Korea.net

A saúde da economia da Coreia do Sul aparece também na excepcional capacidade de recuperação em períodos de crise econômica. Essa capacidade é indicada pela taxa de variação do PIB, que mede quanto a economia de um país (ou região) cresce ou encolhe entre um ano e outro. Em 1998, em meio à Crise Financeira Asiática, o PIB sul-coreano registrou uma queda de mais de 5%, mas, em 1999, a economia retomou o crescimento, com uma taxa superior a 11%. O bom desempenho se repetiu na Crise Econômica Mundial de 2008 – o PIB encolheu quase 1% em 2009, mas em 2010 a economia retomou o fôlego, com um crescimento de mais de 6%.

Grande parte desse bom desempenho se deve a pesados investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Em 2016, o país contava com 461 mil pesquisadores atuando em universidades, institutos governamentais e indústrias – o equivalente a 13,3 pesquisadores a cada mil pessoas economicamente ativas.

Recomendação de análise sobre a economia coreana:

Economia da Coreia do Sul – Santandertrade.com. Disponível em: https://santandertrade.com/pt/portal/analise-os-mercados/coreia-do-sul/economia.

Fontes:

  1. CONSULADO Geral da República da Coreia em São Paulo. [República da Coreia] ECONOMIA 상세보기 | Informações Gerais. São Paulo, 12 fev. 2020. Disponível em: https://overseas.mofa.go.kr/br-saopaulo-pt/brd/m_6208/view.do?seq=755189&. Acesso em: dez. 2022.
  2. SERVICE (KOCIS), K. C. AND I. The Korean Economy – the Miracle on the Hangang River: Korea.net: The official website of the Republic of Korea. Disponível em: <https://www.korea.net/AboutKorea/Economy/The-Miracle-on-The-Hangang>.
Continue explorando

Artigos relacionados

Ritos – Funeral (장례)

Os ritos fúnebres referem-se a todos os procedimentos cerimoniais para tratar um morto. Como os coreanos antigos tinham uma visão da vida após a morte,

Ritos – Nascimento (출생)

Uma corda “tabu” (Geumjul 금줄) é uma corda feita de palha, que acreditam ter a força de dividir espaços, e é pendurada na porta de

Taekwondo no Brasil

No ano de 1969, o presidente da International Taekwondo Federation (ITF), Choi Hong-hi, recebeu um convite do presidente Médici, para visitar o Brasil. O presidente