A história da Coreia começa com o reino Gojoseon, que dura de 2333 a.C. a 108 d.C. Há relatos de que, desde o século IV a.C., o território da península já seria disputado por povos vizinhos, iniciando pelos chineses dos estados feudais de Yan e Han.
Tangun, primeiro rei mitológico dos coreanos, era neto de Hwanin, o criador, e filho de Hwanung, e se tornou rei da Coreia em 2333 a.C. As lendas sobre Tangun são variadas e se diferem em alguns detalhes. De acordo com uma versão, Hwanung, o pai de Tangun, deixou o céu para governar a terra, do topo dos montes Taebaek.
Quando uma ursa e uma tigresa expressaram o desejo de se tornarem seres humanos, ele ordenou que os animais ficassem em uma caverna por 100 dias e deu ordens para que comessem apenas artemísia e alho, evitando a luz do sol. A tigresa logo ficou impaciente e saiu da caverna, mas a ursa permaneceu e se transformou em uma linda mulher. Foi esta ursa que se tornou a mãe de Tangun. O mito é importante porque liga o povo coreano a uma origem celestial.
O aniversário de Tangun (“Dia da Fundação Nacional” ou “Gaecheonjeol”) é celebrado no 3 de outubro como um feriado nacional.
Fontes:
- CONSULADO Geral da República da Coreia em São Paulo. [República da Coreia] HISTÓRIA 상세보기 | Informações Gerais. São Paulo, 11 fev. 2020. Disponível em: https://overseas.mofa.go.kr/br-saopaulo-pt/brd/m_6208/view.do?seq=755188&page=1. Acesso em: dez. 2022.
- ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. Tangun. Londres, 19 set. 2021. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/Tangun. Acesso em: dez. 2022.
- 우리역사넷. Disponível em: <http://contents.history.go.kr/mobile/eh/view.do?levelId=eh_n0010_0010&code=>. Acesso em: dez. 2022.